Duvida sobre cobrança de IOF em compras internacionais

DM73
Novo membro da Comunidade

Se eu optar por pagar usando a opção de conversão de moeda do paypal terei ainda que pagar IOF no meu cartão de crédito sobre este pagamento?

Login to Me Too
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Solved

PayPal_Rony
Moderador
Moderador

Olá @DM73 .

Compras internacionais estão sempre sujeitas ao IOF de 6,38%. Assim, se você realizar compras de um vendedor internacional, mesmo que você opte pela conversão de moeda oferecida pelo PayPal, o IOF será devido e cobrado pela administradora ou banco emissor do seu cartão no fechamento da fatura do cartão. Geralmente as faturas parciais de cartão não mostram o IOF devido – ele só é calculado e aparece quando a fatura é fechada.

Não é o PayPal quem cobra o IOF. O Governo cobra do banco emissor do cartão, que repassa o custo a você na fatura do cartão. O IOF não aparece na conta PayPal e sim na fatura do cartão de crédito.

Você deve entrar em contato com seu banco para esclarecer como é feita a cobrança do IOF caso essa informação não conste na fatura do cartão. Cada banco pode adotar o formato que lhe for mais conveniente na demonstração do IOF na fatura do cartão. 

Abraço,

Rony

Exibir solução no post original

Login to Me Too
2 RESPOSTAS 2
Solved

PayPal_Rony
Moderador
Moderador

Olá @DM73 .

Compras internacionais estão sempre sujeitas ao IOF de 6,38%. Assim, se você realizar compras de um vendedor internacional, mesmo que você opte pela conversão de moeda oferecida pelo PayPal, o IOF será devido e cobrado pela administradora ou banco emissor do seu cartão no fechamento da fatura do cartão. Geralmente as faturas parciais de cartão não mostram o IOF devido – ele só é calculado e aparece quando a fatura é fechada.

Não é o PayPal quem cobra o IOF. O Governo cobra do banco emissor do cartão, que repassa o custo a você na fatura do cartão. O IOF não aparece na conta PayPal e sim na fatura do cartão de crédito.

Você deve entrar em contato com seu banco para esclarecer como é feita a cobrança do IOF caso essa informação não conste na fatura do cartão. Cada banco pode adotar o formato que lhe for mais conveniente na demonstração do IOF na fatura do cartão. 

Abraço,

Rony

Login to Me Too

Luisalbertosc
Novo membro da Comunidade

Olá. Realizei um pagamento em uma conta internacional (Portugal) pelo PayPal e, na operação, ao valor originário foi acrescido o IOF e a "taxa" da própria PayPal. Portanto, o valor inicial era aprox. R$ 2869 e foi para aprox. R$ 3.030 com o IOF e a taxa. Ocorre que, minha fatura, fechada ontem, calculou a operação da seguinte forma: converteram o valor em euro (656,52) para dólar (753,93), acrescentaram, uma taxa de aprox. R$ 70,00 e incluíram o IOF de novo (R$ 183,19), totalizando o valor de R$ 3.331,19. O banco é Santander e a bandeira do cartão é mastercard. Alguém pode me explicar se isso é legal? Eu fiz a operação pelo PayPal achando que pagaria apenas os R$ 3.030. 

Login to Me Too

Haven't Found your Answer?

It happens. Hit the "Login to Ask the community" button to create a question for the PayPal community.